Sobre o curso

Este curso de pós-graduação se propõe a uma nova abordagem transdisciplinar, tendo as bases da medicina, da psicologia, da sociologia e da pedagogia, atravessadas pelas considerações de uma subjetividade humana como primordial à vida, saúde, educação e inserção social e, sobretudo, visa abrir um espaço de diálogo pluridisciplinar fundamental para propostas terapêuticas convergentes da parte dos profissionais que recebem bebês de zero a três anos.

Os sintomas clínicos, os fatos da cultura e da linguagem, relacionados a uma necessária expressão da subjetividade de cada criança e cada família precisam ser percebidos e assegurados em sua representatividade. Só desse modo, as ações beneficentes empregadas não serão desperdiçadas ou sujeitas às repetições dos males que buscam extirpar. 

Aceder ao conhecimento mínimo que norteia cada uma das profissões, permitirá um trabalho mais coeso e duradouro na saúde das crianças, que ela seja no âmbito público ou privado. Para tanto, foram convidados profissionais expoentes não só do Brasil, mas exterior, que fazem parte da linha de frente das pesquisas atuais nas áreas afins.

Objetivo Geral

Especializar profissionais com uma nova visão de saúde integral da criança em seu contexto psicofamiliar.

Objetivos Específicos

  • Propiciar uma compreensão psicodinâmica na abordagem interdisciplinar da criança;
  • Atuar, de forma preventiva, frente às condições de risco
  • Reconhecer a extensão e os limites de cada campo disciplinar específico
  • Estimular a capacidade de utilização do seu campo de atuação profissional para pesquisa e aprendizado

Corpo Docente

Marie-Christine Laznik

Psicanalista franco-brasileira, Doutora em Psicologia Clínica e membro da Association Lacanienne Internationale e Présidente do RIEPI

Alfredo Jerusalinsky

Psicanalista Membro da Association Lacaniènne Internationale (A.L.I.). Doutor em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano. Especialista e Mestre em Psicologia Clínica

Pessia Grywac

Terapeuta Ocupacional. Doutora e Mestre em Psicologia. Instrutora Sênior em Terapia Ocupacional nos Cursos de Tratamento Neuroevolutivo/Conceito Bobath desde 1976 e de Curso de Bebês desde 1980 (Berna)

Danielle Wanderley

Psicóloga e Psicanalista. Mestre em Medicina e Psicanálise. Especialista em Piscopatologia do Bebê e em Psiquiatria 0-3. Fundadora e Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Intervenção Precoce da Bahia - NIIP

Inês Catão

Psicanalista. Psiquiatra da infância. Pós-doutora em Psicopatia. Doutora em Psicologia Clínica e Ciências da Educação. Membro da Escola Letra Freudiana (RJ). Membro fundador da Rede Internacional de Estudos de Psicanálise e Psicopatologia do Infans - RIEPPI

Dr. Saul Cypel

Médico Neurologista infantil com vasta experiência acadêmica e clínica. Atuou como Médico Assistente Supervisor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Foi Presidente da ABENEPI e coordenador do Programa da Primeira Infância na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Dra. Cláudia Boutros

Médica Pediatra. Fundadora da Clínica de Bebês de 0 a 3 anos - Ninho do Bebê, em São José do Rio Preto

ENTRE OUTROS RENOMADOS DOCENTES

DISCIPLINAS

1. Atualidades da Clínica com Bebês e Saberes do Bebê 15. Apresentação de Casos Clínicos
2. Período Pré-Natal | Período Pré-Natal na Visão Psicanalítica 16. Introdução à Abordagem Bullinger | Nascimento e Constituição do Psiquismo: Os Principais Teóricos da Infância 1
3. Período Neonatal | Período Neonatal na Visão Psicanalítica 17. Nascimento e Constituição do Psiquismo: Os Principais Teóricos da Infância 2
4. Neurodesenvolvimento e General Mouvements 18. Nascimento e Constituição do Psiquismo: Os Principais Teóricos da Infância 3
5. Neurodesenvolvimento e Osteopatia em Neonatologia 19. Nascimento e Constituição do Psiquismo: Grandes Teóricos 4
6. Neurodesenvolvimento e Fisioterapia em Neonatologia 20. A Clínica Precoce Psiquiatria Infantil | A Clínica com Bebês na Visão Psicanalítica
7. Neurodesenvolvimento e Integração Sensorial em Neonatologia 21. Sofrimento Psíquico X Patologias | Apresentação de Casos Clínicos Alfredo Jerusalinsky
8. Convergências entre Neurociências e Pediatria 22. Sofrimento Psíquico no Bebê e Diagnósticos Diferenciais | O Bebê e o Brincar
9. História Social e Psicossocial da Infância 23. Interface entre Linguagem e Psiquismo, Aquisição e Distúrbios da Linguagem | Linguagem em Psicanálise
10. Introdução e Principais Conceitos da Psicanálise Freudiana 24. Sofrimento Psíquico no Bebê e Diagnósticos Diferenciais | As Principais Escalas de Detecção Precoce
11. Introdução aos Principais Conceitos Lacanianos 25. As Principais Escalas de Detecção Precoce | Apresentação de Casos Clínicos
12. Distúrbios Alimentares (Parte 1) | Distúrbios Gastrointestinais | Distúrbios Alimentares (Parte 2) | A Clínica Pulsional do Bebê (Parte 1) 26. Políticas de Saúde Pública Materno Infantil
13. O Bebê e a Dor | A Clínica Pulsional do Bebê (Parte 2) 27. A Atenção aos Bebês e Crianças Bem Pequenas na Perspectiva da Abordagem Pikler no Espaço da Creche
14. Ética e Psicanálise: Morte e Luto na Infância 28. O Bebê em Adoção: Aspectos Legais e Psicanalíticos

INVESTIMENTO
1 + 24 parcelas de R$ 650,00